Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Ministério da Saúde abriu, desta segunda-feira (5) a quinta (8), as inscrições para o Programa Mais Médicos. No total, são 3.174 vagas, 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
Para o Sul de Minas foram destinadas 41 vagas para 29 municípios.
O município com mais vagas é Poços de Caldas (MG), o maior da região, com 163.742 habitantes (Censo IBGE 2022), que terá reforço de quatro médicos.
Em seguida vem Cachoeira de Minas com uma população de 11.883 pessoas e os, com 111.939 moradores. Cada um destes municípios terá três novos médicos.
O objetivo do Programa Mais Médicos é ampliar o o à atenção primária no Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais do programa integram as equipes de Saúde da Família, que oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população e, quando necessário, encaminham os pacientes para consultas com especialistas.
De acordo com o Ministério da Saúde, a oferta de vagas deste edital considerou o cenário atual de distribuição de profissionais no país, segundo Demografia Médica 2025, que aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões do país.
A prioridade do Mais Médicos é atender os locais de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais. As vagas do edital contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%).
As oportunidades estão distribuídas entre três perfis: médicos formados no Brasil com registro no CRM, médicos brasileiros formados no exterior e médicos estrangeiros habilitados. Para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho.
Atualmente, o Mais Médicos conta com 24,9 mil profissionais atuando em 4,2 mil municípios. A meta é alcançar 28 mil médicos.
Reprodução: Internet
Fonte: G1 Sul de Minas
Confira na jovemfm.com.br
📌 Siga o nosso perfil @jovempanitajuba